11 3016-4080 | 11 96384-0324

Projeto Amazônico

Os Projetos Amazônicos – Catarata do Baixo Amazonas tiveram início na década de 1990, com expedições esporádicas, ocorrendo até uma vez por ano. A técnica aplicada à época era a FEC (facectomia extra capsular) com implante de lente intraocular.

A partir de 2005 o projeto passou a contar com a parceria da Escola Paulista de Medicina – Departamento de Oftalmologia, sob a orientação do Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. e a participação do Prof. Dr. Walton Nosé e do Dr. Aldemir Kimura, anestesista.

Nos últimos quatro anos, estão sendo realizados dois projetos cirúrgicos por ano, com a cooperação de empresas fabricantes de equipamentos e insumos para cirurgia de catarata, como a ZEISS.

A partir desta nova fase, a técnica predominante passou a ser a cirurgia da catarata por facoemulsificação com implante de lente intraocular no saco capsular, sem curativo e sem ponto.

Nos últimos quatro anos, o Dr. Marcos Jacob Cohen e o Dr. Ricardo Nosé passaram a fazer parte do grupo, e nos últimos dois projetos o Dr. Lincoln Freitas juntou-se a eles.

Nos primeiros projetos utilizamos pequenos aviões e barcos chamados Recreio.Somente a partir de 2005 é que passou a ser utilizado o barco D. Luna.

O Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. batizou os projetos de catarata e outros de pesquisas de “Projetos Amazônicos”.