NOVA CONTRATAÇÃO DO IPEPO
Larissa Brito Bastos foi recentemente contratada pelo Instituto da Visão – IPEPO como coordenadora de Pesquisa Clínica. Nascida em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, Larissa é biomédica formada pela UNESP de Botucatu, com mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Veja o que ela nos conta:
IPEPO News - Você já atuava com Pesquisa Clínica?
LBB – “Tive contato com pesquisa ao longo de toda minha graduação e sempre me interessei muito pelo corpo humano e o que o fazia “funcionar”. Somos uma máquina incrivelmente perfeita, e isso é fascinante! Depois de formada, passei um tempo trabalhando em laboratório até perceber que não era aquilo que eu queria fazer o resto da vida. Foi então que decidi voltar para a pesquisa, fazendo mestrado. E, dentre as adversidades da pós-graduação, percebi em mim a habilidade de conduzir estudos clínicos. Isso foi em 2018″.
IPEPO News - Esse Setor é novo no IPEPO? Está ligado a que área dentro do Instituto?
LBB – “O Setor de Pesquisa Clínica não é novo no IPEPO, já era conduzida pesquisa por aqui antes da minha chegada, porém o Setor está crescendo muito e a previsão é que tenhamos mais protocolos de pesquisa e nos consolidemos ainda mais nesta área”.
IPEPO News - Como será desenvolvido o seu trabalho no Instituto?
LBB – “Meu trabalho é garantir que todos os estudos clínicos do IPEPO sejam conduzidos de acordo com os preceitos éticos previstos na legislação brasileira e seguindo o protocolo da pesquisa. Basicamente, é conduzir e garantir que tudo aconteça como previsto e da forma correta”.
IPEPO News – Quais suas expectativas e objetivos do Setor?
LBB – “Minha expectativa é que o Setor cresça e se desenvolva com mais pesquisas, tanto patrocinadas pela indústria, quanto aquelas de interesse do pesquisador. E que o IPEPO se consolide como centro de excelência e seja referência na condução de estudos clínicos”.
IPEPO News - O que significa esta oportunidade de trabalho para a sua carreira profissional?
LBB – “Para mim, o IPEPO tem sido uma experiência transformadora em todos os sentidos. Tenho a oportunidade de trabalhar com estudos internacionais que, futuramente, podem contribuir para uma melhora significativa na qualidade de vida dos nossos pacientes, e isso é muito gratificante. É a chance que temos de mudar a vida de muitas pessoas para melhor! Isso sem considerar a oportunidade que nossos participantes de pesquisa têm de contar com tratamento e acompanhamento de oftalmologistas renomados. A pesquisa clínica é a chance de fazer a diferença”.