Dia Mundial do Diabetes
Há 100 anos, dia 14 de novembro de 1921, era publicada na revista Physiological Journal Club da Universidade de Toronto a descoberta da insulina. Os autores Frederick Banting e Charles Best, em uma pesquisa iniciada 8 meses antes, trazem esperança de vida às pessoas com diabetes, uma doença até então fatal.
Banting inspirado em um trauma de criança de ver sua amiga morrer de diabetes, divide o Prêmio Nobel de Medicina de 1923 com Jhon James Rickard Macleod pela descoberta da insulina, e se tornar o laureado mais jovem a receber esse prêmio.
Essa data foi escolhida pela Federação Internacional de Diabetes com apoio da OMS, em 1991, como Dia Mundial do Diabetes, devido às crescentes preocupações sobre a saúde e a ameaça econômica representada pelo diabetes, o Dia Mundial do Diabetes se tornou um dia oficial da ONU em 2006.
1 em cada 10 adultos vive agora com diabetes em todo o mundo.
A redução de 8% de seu peso associado à atividade física diária diminui o risco de diabetes em 50%.
100 anos após sua descoberta, milhões de pessoas com diabetes não podem acessar a insulina e outros cuidados de que precisam.
O controle da glicemia é o fator mais importante para evitar qualquer complicação do diabetes.
No olho está a complicação mais comum do diabetes, a retinopatia diabética.
3 em cada 4 pessoas que chagam ao estágio de “Proliferativa” na retinopatia diabética cegaram se não tratadas.
90% é a chance de evitar cegueira com o tratamento com oftalmologista e estabilidade do diabetes.
O IPEPO trabalha para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento da diabetes através de seu Programa de Telemedicina com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e SPDM, de seus ambulatórios privados e públicos e de pesquisa de novos medicamentos.
Conheça nossos trabalhos em https://www.institutodavisao.org.br/