Dia Mundial do Braille
O Dia Internacional do Braille é celebrado anualmente em reconhecimento ao nascimento de Louis Braille, nascido em 4 de janeiro de 1809, que foi quem inventou o sistema de leitura de pontos em relevo em 1824. Em 1918, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 4 de janeiro como o Dia Mundial do Braille.
O Braille é uma representação tátil de símbolos alfabéticos e numéricos usando seis pontos para representar cada letra e número, e até mesmo símbolos musicais, matemáticos e científicos. O Braille é uma linguagem usada por deficientes visuais para leitura e escrita.
O Dia Mundial do Braille é um lembrete da importância da acessibilidade e da independência para as pessoas cegas ou com deficiência visual. Através do Braille, as pessoas usam o sentido do tato para descobrir o código impresso em relevo e podem continuar seus estudos ou se comunicarem.
O Braille é mais relevante do que nunca, mudando a vida de milhões de cegos e deficientes visuais ao redor do mundo. O Braille é essencial no contexto do conhecimento, liberdade de expressão e opinião, ele oferece possibilidades infinitas de educação, realização e independência por meio da alfabetização.
O Dia Mundial do Braille busca conscientizar as pessoas sobre as lutas das pessoas com deficiência na visão e o IPEPO, novamente, abraça essa causa em prol da diversidade e inclusão.
Conheça nossos trabalhos em https://www.institutodavisao.org.br/