RETROSPECTIVA 2020 – PROJETOS E PESQUISAS
Oftalmologia Humanitária no Baixo Amazonas
O Projeto Oftalmologia Humanitária aconteceu de 8 a 11 de março e teve como objetivo, atender às populações ribeirinhas de duas cidades do Amazonas: Urucará e Parintins. Em local recheado de folclore e tradições, a equipe de médicos oftalmologistas do Projeto conseguiu realizar por volta de 150 cirurgias de catarata e pterígio.
A equipe era composta por grandes nomes da oftalmologia, como: Dr. Jacob Cohen, Dr. Marcos Cohen, Dr. Rubens Belfort Jr., Dr. Lincoln de Freitas, Dr. Fernando Drudi, Dra. Barbara Clemente, Dr. Miguel Burnier Jr., Nora Burnier, Dr. Gustavo Saraiva, Dr. Lenilson Moreira, Dra. Johanna Wiedeman, Dr. Peter Wiedeman, Dr. Al Sommer, Dr. Jose Luiz Gomes do Amaral, Dr. Júlio Casoy, Dr. Acácio Lima Filho, Laura Nishimura, Leticia Lafeta, Conceição Sardinha, Bruno Augusto, Sergio Viana, Tomas Ferraz, Fabiana, Frank e Nilda Carvalho. Foi uma união de profissionais de renomadas entidades, como: Universidade Federal do Amazonas, Fundapi, Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo, Instituto da Visão – IPEPO e Alcon, com estrangeiros da Alemanha, Estados Unidos e Canadá, que juntos levaram saúde ocular de qualidade às populações ribeirinhas, tão carentes de acesso.
Pesquisa publicada na LANCET repercute na mídia nacional
Pesquisa inédita, realizada por equipe de oftalmologistas do Instituto da Visão – IPEPO, aponta que pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) podem apresentar alterações na retina.O estudo foi publicado na internacional e renomada revista científica Lancet.Os responsáveis pela pesquisa são os Doutores Paula Marques Marinho, Allexya Marcos, André Romano, Heloisa Nascimento e Rubens Belfort Jr., Professor Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo e Presidente da Academia Nacional de Medicina, que coordenou o estudo. Para ler o artigo na íntegra, acesse o site clicando aqui.
Pesquisa publicada na JAMA Ophthalmology desperta interesse da comunidade científica
Dra. Marina Roizenblatt, especialista em retina clínica e cirúrgica e médica do Instituto da Visão - IPEPO, realizou, com o apoio do Instituto e da Fundação Lemann, o seu programa de postdoctoral fellowship na Universidade Americana Johns Hopkins. Desde seu retorno ao Brasil, vem desenvolvendo uma linha de pesquisa que busca estratégias para auxiliar cirurgiões novatos de retina e vítreo, na melhoria de sua performance cirúrgica. Tal estudo conta com a parceria do Instituto da Visão - IPEPO, Johns Hopkins University e Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. No mês de junho de 2020, dados parciais do estudo foram publicados na revista JAMA Ophthalmology, um dos jornais internacionais de maior impacto e com alcance de 14.000 leitores ao longo do mundo. O artigo despertou grande interesse da comunidade científica, sendo o mais lido do jornal por 2 semanas consecutivas. O artigo na íntegra está disponível, para acessá-lo clique aqui.