Cuidados com a retina dos olhos em tempos de quarentena
Queridos pacientes,
Nós e toda a equipe do IPEPO estamos atendendo a distância, monitorando a situação e ansiosos para que as coisas se normalizem. Enquanto aguardamos, algumas orientações se fazem necessárias. Esta mensagem é especificamente para os pacientes que sofrem de problemas na RETINA dos olhos.
Fiquem ligados!
- Diabéticos devem ficar atentos com a visão. Em tempos de quarentena, a ansiedade pelo confinamento e mudança completa nos hábitos alimentares e de exercícios podem alterar o controle glicêmico. Aqueles que já apresentam algum grau de retinopatia diabética devem ficar especialmente atentos. Controlem a alimentação, façam exercícios em casa e não terão problemas com a doença.
- Idosos são a maior população de risco, tanto para o COVID-19 quanto para os problemas de retina relacionados à idade! Aqueles que já tiveram recomendação médica para tomar suplementos vitamínicos devem continuar a fazê-lo. Aqueles que porventura fazem ou já fizeram injeções de medicamentos dentro do olho devem ficar atentos. Caso apresentem modificações importantes na qualidade da visão, podemos atende-los a distância, em caso de necessidade extrema examiná-los em horários a combinar.
- Pessoas míopes, independente da idade, devem continuar observando sinais e sintomas de risco para possíveis rupturas na retina. É comum em momentos de estresse emocional percebermos sombras moveis. Mas se perceberem pontos luminosos, relacionados a movimentação dos olhos entre em contato conosco.
Contem conosco e muito em breve estaremos de volta. Até lá, cuidem-se todos!
Um abraço, em nome de toda a equipe IPEPO.